Por dentro da inovação
Uma seleção de conteúdos e perfis para se atualizar sobre as mudanças do mercado e saber por onde anda a teoria e a prática do jornalismo atual.
Previsões anuais sobre o mercado (últimas edições) 
- Nieman Lab: Predictions for Journalism 2019
- Reuters Institute for the Study of Journalism: Journalism, Media and Technology Trends and Predictions 2019
- Farol Jornalismo e Abraji: O jornalismo no Brasil em 2019
- Pulitzer Center: Annual Report 2018
Sites e blogs 
- Novo em Folha
- Portal imprensa
- Meio e mensagem
- Comunique-se
- Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)
- Laboratório de Periodismo
- Fundação Gabo
- Centro Knight de Jornalismo nas Américas
- Global Investigative Journalism Network
- Nieman Lab
- Poynter institute
- Pulitzer Center
- Rede de jornalistas internacionais (IJNet)
- journalism.co.uk
- Columbia Journalism Review
- Monday Note/Frederic Filoux
- Journalism Studies
- Journalism Practice
Newsletters 
- Jornalismo nas Américas
- Farol Jornalismo
- Hacks/Hackers
- Poynter Institute Newsletters
- Nieman Lab
- The Media Today/Top Stories
- ICFJ updates
- Meio e mensagem
- Newsletter Abraji
- Boletín Tendenci@s
- The Shift News
- Inova.jor
- The Brief
Podcasts 
- Vida de jornalista
- Vitamina COM+
- Cartas na mesa – Jornalismo em Foco
- Journalism Innovation
- Journalism.co.uk podcast
- Columbia Journalism School
Para seguir 
Pessoas
- @SummerDHarlow (Professora na Universidade de Houston, EUA)
- @jeffjarvis (Professor na Universidade da Cidade de Nova York, EUA)
- @rsalaverria (Professor na Universidade de Navarra, Espanha)
- @ismaelnafria (Pesquisador e editor da National Geographic, Espanha)
- @jamesbreiner (Professor visitante na Universidade de Navarra, Espanha)
- @markdeuze (Professor na Universidade de Amsterdã, Holanda)
- @picard_robert (Professor e fellow no Instituto Reuters)
- @janinewarner (Cofundadora da SembraMedia)
- @mijebner (Cofundadora da SembraMedia)
- @emgollie (Pesquisadora de audiência na The Atlantic)
- @bethsaad (Professora na Universidade de São Paulo)
- @rafaelsbarai (Professor na FAAP)
- @_Livia (Editora do Farol Jornalismo e professora)
- @morenoosorio (Fundador do Farol Jornalismo)
- @ludtke (Pesquisador e editor do Comprova)
- @christofolettis (Professor da Universidade Federal de Santa Catarina)
- @steensteensen (Chefe do departamento de jornalismo da Oslo Metropolitan University, Noruega)
- @dutopia (Professora na Universidade de Bruxelas)
- @julieposetti (Jornalista e pesquisadora do Reuters Institute)
- @SethCLewis (Professor visitante do Reuters Institute)
- @janinewarner (Cofundadora da SembraMedia)
- @mijebner (Cofundadora da SembraMedia)
- @emgollie (Pesquisadora de audiência na The Atlantic)
- @Rosental (Fundador e diretor do Centro Knight de Jornalismo nas Américas)
- @cward1e (Líder de estratégia do First Draft News)
Meios
- @la_informacion
- @ICFJ
- @CJR
- @TowCenter
- @pewresearch
- @LabDePeriodismo
- @GoogleNewsInit
- @lenfestinst
- @faroljornalismo
Palavra de especialista 
Digital content next. Building Subscriptions and Memberships for Quality Journalism. Acesse: https://www.lenfestinstitute.org/wp-content/uploads/2019/02/Lenfest-DCN-Reader-Revenue-Case-Studies.pdf
Erick Felinto: Crowdfunding: entre as multidões e as corporações. Acesse: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/347/pdf
Emily Goligoski & Matt Thompson: O que a mídia pode aprender de outros movimentos movidos por apoiadores. Acesse: hhttps://drive.google.com/file/d/1972paEU4KLfhQxZFbUup5ftU6HSjUzOQ/view
Liliane de Lucena Ito: Modelos de negócio para o jornalismo digital: do paywall ao crowdfunding. Acesse: http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2017/paper/viewFile/671/432
Merja Myllylahti: Newspaper paywalls – hype and the reality. A study of how paid news content impacts on media corporation revenues. Acesse: https://www.researchgate.net/publication/275176659_Newspaper_Paywalls-the_Hype_and_the_Reality
Robert Picard: Mapping Digital Media: Digitization and Media Business Models. Acesse: http://www.robertpicard.net/files/OSF-Media-Report-Handbook_Digitization_and_Media_Business_Models-final-07-18-2011-WEB.pdf
Ramón Salaverría: Digital journalism: 25 years of research. Review article. Acesse: https://www.researchgate.net/publication/330467667_Digital_journalism_25_years_of_research_Review_article
Adalberto Wodianer Marcondes Silva: Financiamento em projetos de jornalismo nativo digital. Acesse: https://pesquisa.espm.br/financiamento-em-projetos-de-jornalismo-nativo-digital/
Egle Mülle Spinelli e Elizabeth Saad Corrêa: Reinventar, valorar e fortalecer: estratégias de inovações em modelos de negócio nas organizações jornalísticas. Acesse: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/viewFile/4057/2155
Livia de Souza Vieira e Rogério Christofoletti: Impacto no jornalismo online: Cultura do clique, métricas e relevância social. Acesse: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21453