Egle Spinelli: “Com a era digital, mudamos de uma cadeia de valor estável e previsível para uma mutável e inconstante”
Professora de Jornalismo e do Mestrado em Produção Jornalística e Mercado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM- SP), Egle Spinelli é especialista em pesquisas teóricas e práticas sobre os temas de inovação no [...]
Rogério Christofoletti: “A crise no jornalismo é dinâmica, complexa, inédita no seu alcance e gravidade. O setor só tem uma escolha, enfrentá-la”
Professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rogério Christofoletti é referência nos estudos sobre ética da imprensa, crítica de mídia e crise do jornalismo. É também um dos [...]
Janine Warner: “É preciso fazer com que jornalistas saibam pensar em dinheiro tão bem quanto eles pensam em jornalismo”
A americana Janine Warner é conhecida como uma das pioneiras na pesquisa e prática do jornalismo digital. O gosto pelo empreendedorismo e a paixão pelos novos meios acompanham Warner desde cedo na sua carreira. Assim [...]
Adriana Garcia: “É preciso treinar os jornalistas para que eles possam se apropriar dos processo digitais com propriedade”
Especialista em Design Thinking pela escola de design da Universidade de Stanford (EUA) e mestre em comunicação pela Universidade de São Paulo, Adriana Garcia dedica sua carreira a disseminar a inovação e o empreendedorismo como [...]
Sérgio Lüdtke: “O cenário para o jornalismo é composto por redações menores, mais especializadas e muita colaboração entre elas”
Sérgio Lüdtke acredita que, para o jornalismo, ter um propósito em comum é mais motivador que ter uma concorrência. O pesquisador, consultor de estratégias digitais e professor está por trás de diversas iniciativas inovadoras, na [...]
Ramón Salaverría: “A mídia é refratária à mudança, e a universidade ainda mais”
O espanhol Ramón Salaverría é uma das maiores referências mundiais nos estudos de ciberjornalismo, convergência midiática e meios digitais. O professor titular e vice-reitor de Pesquisa da Universidade de Navarra (Espanha) têm oito livros publicados [...]
Marco Túlio Pires: “Se tem muito conteúdo ruim na web, a gente precisa inundar esse ecossistema de conteúdo bom”
O Google foi uma das empresas de tecnologia que apostou na aproximação com a indústria jornalística em meio às discussões sobre disseminação de conteúdos falsos nas plataformas digitais a fragmentação da receita publicitária do jornalismo [...]