Sobre

O NativoJor é um projeto de conclusão do curso de jornalismo da Universidade de São Paulo (ECA-USP). As entrevistas que você lê por aqui foram feitas entre agosto e outubro de 2019. A seleção dos pesquisadores foi feita por meio do levantamento bibliográfico e também pela indicação da orientadora do projeto, Pr.ª Dr.ª Elizabeth Saad Corrêa. Os veículos selecionados, por sua vez, foram de escolha da própria autora, que se baseou em levantamento anteriores como o Mapa do Jornalismo Independente, da Agência Pública.

O objetivo do site é dar um panorama jornalístico sobre o desenvolvimento de veículos nativos digitais brasileiros, assim como servir como um meio de consulta para jornalistas, estudantes, pesquisadores e demais interessados no universo de startups de mídia.

Sobre a autora

Fernanda Giacomassi é jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e bolsista no MPXA – Mestrado em Jornalismo Avançado Multiplataforma da Universidade da Coruña (ESP). Tem experiência em estratégia digital, gestão de mídias sociais e distribuição de conteúdos. Passagem na equipe de audiência e distribuição do Nexo Jornal, Nexo Políticas Públicas e Gama Revista. Entusiasta do jornalismo nativo digital e empreendedor.

Em 2016, foi Diretora de Marketing da Jornalismo Júnior, empresa júnior da universidade. Entre 2017 e 2018, desenvolveu a Iniciação Científica “Mapeamento de empreendimentos de nicho no jornalismo brasileiro”, na qual elaborou uma tipologia de classificação para os veículos nativos digitais brasileiros. O projeto foi orientado também pela Pr.ª Dr.ª Elizabeth Saad Corrêa, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Jornalismo – COM+. O resultado da pesquisa foi esmiuçado no artigo “Inovações no Jornalismo para além das Tecnologias Digitais”, publicado na Revista Líbero.

O NativoJor foi seu trabalho de conclusão do curso de jornalismo, em 2019.

Gostou do projeto? Achou um erro? Tem alguma sugestão?

Você pode me encontrar pelo e-mail fegiacomassi@gmail.com. Ou me acompanhar pelo twitterlinkedin.