Sobre

O NativoJor é um projeto de conclusão do curso de jornalismo da Universidade de São Paulo (ECA-USP). As entrevistas que você lê por aqui foram feitas entre agosto e outubro de 2019. A seleção dos pesquisadores foi feita por meio do levantamento bibliográfico e também pela indicação da orientadora do projeto, Pr.ª Dr.ª Elizabeth Saad Corrêa. Os veículos selecionados, por sua vez, foram de escolha da própria autora, que se baseou em levantamento anteriores como o Mapa do Jornalismo Independente, da Agência Pública.

O objetivo do site é dar um panorama jornalístico sobre o desenvolvimento de veículos nativos digitais brasileiros, assim como servir como um meio de consulta para jornalistas, estudantes, pesquisadores e demais interessados no universo de startups de mídia.

Sobre a autora

Olá, me chamo Fernanda Giacomassi e sou jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Meu interesse pelo universo do jornalismo digital começou em 2016, quando fui Diretora de Marketing da Jornalismo Júnior, empresa júnior da universidade. 

Entre 2017 e 2018, desenvolvi a Iniciação Científica “Mapeamento de empreendimentos de nicho no jornalismo brasileiro”, na qual elaborei uma tipologia de classificação para os veículos nativos digitais brasileiros. O projeto foi orientado também pela Pr.ª Dr.ª Elizabeth Saad Corrêa, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Jornalismo – COM+. O resultado da pesquisa foi esmiuçado no artigo “Inovações no Jornalismo para além das Tecnologias Digitais”, publicado na Revista Líbero.

O NativoJor é meu trabalho de conclusão de curso. Atualmente, faço parte da equipe de audiência e distribuição do Nexo Jornal.

Devo o desenvolvimento do site a algumas pessoas. Primeiramente, à minha orientadora Beth, que aceitou me passar um pouco de sua vasta experiência com jornalismo digital. Meus pais, Antonio e Julice, que me apoiaram imensamente durante todo o período. Ao meu irmão, Rafael, que me ajudou a pôr o site no ar. E às minhas palpiteiras oficiais, Victória e Carol. 

Um agradecimento especial também aos colegas que fazem da minha vida um pouco melhor a cada dia. Diogo, Giuliana, Nara, Natália e Vinícius, obrigada por fazerem parte da família que me acolheu e dividiu comigo as dificuldades da graduação. Agradeço também ao Gabriel, José, Guilherme, Laila, Carina, Leticia, Laís, Isabela, Júlia, e a todas as pessoas que fizeram meus dias na ECA muito mais felizes. Aos queridos Luiza, Leonardo e Thaís, que fazem de São Paulo minha casa. À Juliana, que faz meus dias de trabalho serem muito melhores. À todas as meninas que passaram e passarão pelo basquete feminino da ECA. E, finalmente, aos amados que me acompanham há tempos: Michele, Rafaela, Sarah, Natália, João, Yasmin, Guilherme e Mariana.

Gostou do projeto? Achou um erro? Tem alguma sugestão?

Você pode me encontrar pelo e-mail fegiacomassi@gmail.com. Ou me acompanhar pelo twitterlinkedin.