O investimento do Nexo Jornal em inteligência de mercado e diversificação de receitas
Lançado em novembro de 2015, o Nexo Jornal encontrou uma demanda no mercado que não estava diretamente ligada a um nicho temático, mas sim a uma lacuna de cobertura: o jornalismo de contexto. Seu foco [...]
Como o JOTA conseguiu ser rentável apostando no jornalismo especializado e na diversificação de produtos
Achar um nicho específico de mercado que demanda um tipo de informação que não está disponível e conseguir oferecer um produto que se adapte às necessidades desta audiência. Esta parece configurar a base fundamental que [...]
A aposta da Agência Pública em uma experiência de membership com o Programa Aliados
Fundada em 2011 por repórteres mulheres, a Agência Pública têm voz ativa na divulgação e fortalecimento do jornalismo nativo digital no país. É dela o Mapa do Jornalismo Independente, projeto que mapeou iniciativas digitais independentes. Ela [...]
A busca da Gênero e Número pela sustentabilidade sem fechar conteúdos
Fundada em 2016, a Gênero e Número é pioneira na América Latina na cobertura sobre gênero orientada por jornalismo de dados. Sediada no Rio de Janeiro com uma equipe enxuta de dez pessoas, além de [...]
Como a academia e o empreendedorismo se unem na experiência do Farol Jornalismo
Projeto iniciado em 2014 pelos jornalistas e professores universitários Moreno Osório e Marcela Donini, em Porto Alegre, a Newsletter Farol Jornalismo (NFJ) é um boletim semanal que traz novidades e tendências da indústria jornalística. A [...]
A capacidade de readaptação de negócio da Agência Envolverde, pioneira no jornalismo nativo digital
Fundada em 8 de janeiro de 1998, a Agência Envolverde é uma das primeiras experiências nativas digitais do jornalismo brasileiro. Baseada em São Paulo, a iniciativa foi pioneira também na cobertura de meio ambiente e [...]